quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Escola Álvaro Adolfo



Laboratório de Informática 


 
AULAS DIGITAIS FERRAMENTA A SERVIÇO DO APRENDIZADO

Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.

Uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola. Entretanto, a utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação. O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, conformando e fossilizando a escola. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional obsoleto. Por outro lado, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, demanda rever a prática e a formação do professor para esse novo contexto, bem como mudanças no currículo e na própria estrutura da escola.




 
DESCONECTADO II 


O laboratório de Informática do Colégio Álvaro Adolfo da Silveira esta sem atividades regulares desde o mês de setembro. A empresa contratada pelo governo do Estado não estava cumprindo as normas de qualidade e segurança imposta ao serviço deixando de incorporar os recursos necessário para o bom funcionamento do sistema elétrico do prédio, assim, os trabalhos foram paralisados por ordem judicial, incorrendo em serviços prestados com má qualidade.

O CAAS possui uma das maiores redes de informática em colégio público aqui em Santarém, São 40 computadores com acesso a internet somente no laboratório de informática e outros mais na Secretaria, laboratório Multifuncional, Sala de Recursos, Biblioteca, Sala dos Professores, Direção e Vice-direção e ainda o Sistema Modular de Ensino que também esta alocado naquele educandário perfazendo uma rede com um total de 60 PCs em rede cabeada e wi-fi. O CAAS possui um total de 5.285 alunos matriculados em 2010 sendo 3.335 matriculados no SOME - Sistema de Organização Modular de Ensino. Por isso o não funcionamento do Lab. de Inform. em sua totalidade tem causado muitos incômodos para os alunos e professores desse educandário, espera-se que essa situação seja resolvida com urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário