O que é o LIED e como ele funciona?
O Laboratório de Informárica Educativa é o ambiente do PROINFO na nossa Escola.
O que é o ProInfo?
O que é o ProInfo?
O Programa Nacional de
Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela
Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso
pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicação (TICs) na rede
pública de ensino fundamental e médio.
Como funciona o ProInfo?
O MEC compra,
distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas de
educação básica. Em contrapartida, os governos locais por meio de suas
secretarias de educação e direções de escolas devem providenciar a
infraestrutura das escolas, indispensável para que elas recebam os
computadores.
Quantos são e como funcionam os computadores do LIED cedidos pelo ProInfo?
Seguindo diretrizes do
governo federal, o MEC incentiva a utilização de softwares livres e
produz conteúdos específicos, voltados para o uso didático-pedagógico,
associados à distribuição Linux-Educacional, que acompanha os
computadores do laboratório. Logo, todas as máquinas do PROINFO, no
total de trinta e quatro estações, trabalham com Linux.
Como está equipado o Laboratório de Informática Educativa do CEd 2?
Cada
duas estações (monitor + teclado + mouse + fone de ouvido) compartilha
uma CPU, sendo assim, são 34 monitores e 17 CPUs. Além dessas estações o
LIED dispões de estabilizadores, no breaks, duas impressoras laser
pb, um projetor de mídia, uma tela de projeção, mobiliário e toda a
infraestrutura necessária ao acesso à Internet, como banda larga de
1mbps, roteadores, modems, rack e switch.
Como, eu professor, posso utilizar o LIED como forma de suplementar minha atividade em sala de aula?
Há na coordenação pedagógica e também no próprio LIED um formulário (ver Formulários)
por meio do qual o professor faz a reserva do dia, aula (tempo de aula)
e recursos necessários a sua atividade. Esse formulário deverá ser
entregue no LIED (preenchido) com pelo menos 24 hs de antecedência, para
que o responsável pelo Laboratório possa preparar o ambiente para
receber os alunos. É importante que o professor tome conhecimento
das normas de uso do LIED para que seu trabalho seja facilitado (ver
Normas de Uso).
Alunos e demais membros da comunidade escolar podem utilizar o LIED?
Sim, desde que atendidadas as seguintes orientações:
1) No caso de aluno, preencher o modelo de Autorização (ver Formulários),
pedindo o ciente de seu professor, caso esteja em horário de aula. No
caso de uso no turno oposto, o aluno deverá entrar em contato com o
coordenador do LIED do turno respectivo para certificar-se de que há
disponibilidade e fazer a reserva com a antecedência necessária, levando
em conta que a prioridade é do professor.
2) No caso de servidor ele deverá certificar-se no LIED se há disponibilidade e reservar o ambiente com antecedência.
http://informaticaced2.blogspot.com.br/
http://informaticaced2.blogspot.com.br/
AVALIAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - LIE
1. Está ocorrendo à integração dos objetivos temáticos / disciplinares com a utilização do computador como ferramenta pedagógica?
SIM
NÃO
SE
NÃO, JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
2. Os softwares/atividades utilizados estão de acordo com suas necessidades?
SIM
NÃO
SE
NÃO, JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
3. Os alunos estão sabendo lidar com o computador?
SIM
NÃO
SE
NÃO, JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
4. Quanto aos equipamentos: a quantidade de computadores é suficiente para o tamanho das turmas?
SIM
NÃO
5. Qual é a dinâmica utilizada no ambiente de informática (como são divididas as atividades e como os alunos são distribuídos nesse ambiente)?
6. Como você avalia a motivação e o comportamento dos alunos no ambiente de informática?
7. Você observou melhoria no processo ensino-aprendizagem nesse ambiente?
SIM
NÃO
JUSTIFIQUE
8. As atividades utilizadas no laboratório de informática atendem as suas expectativas?
SIM
NÃO
SE
NÃO, JUSTIFIQUE
9. Qual sua avaliação dos monitores de inclusão digital?
ÓTIMA
BOA
REGULAR
RUIM
10. Quais são suas sugestões para a melhoria das atividades relacionadas à área de informática educativa?
Modelo de Plano anual de Ação
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL
NÚCLEO
DE INFORMÁTICA EDUCATIVA- NIE
ENDEREÇO:
RUA URUARÁ- S/N – BAIRRO URUARÁ
E-MAIL:
escolaleodgard.stm@gmail.com
Blog: http://emefleodgarducastm.blogspot.com.br/
AUTORIZAÇÃO:
RESOLUÇÃO: Nº 94 – 19.12.2014
CÓDIGO
CENSO/INEP 1557463-6
http://emefleodgarducastm.blogspot.com.br/2015/03/plano-de-acao-do-laboratorio-de.html
PROFESSORES E O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
Compreendendo que o uso do laboratório de informática das escolas estaduais requer análise, buscamos estabelecer a relação existente entre implantação das tecnologias na escola, uso do computador como tecnologia educacional e formação dos professores. Neste artigo apresentaremos o resultado de uma pesquisa realizada com dezesseis professores de uma escola Estadual do Paraná da Região Metropolitana de Curitiba. Realizamos um estudo exploratório com base na pesquisa qualitativa. As informações foram coletadas através de um questionário com questões abertas e fechadas. Buscamos esclarecer de que maneira os professores do Colégio em questão utilizam o laboratório de informática e o que esperam de um curso de formação. Para análise dos dados, utilizamos as respostas dadas nas questões fechadas e, principalmente, os relatos dados pelos professores nas questões abertas. Os autores que embasam a análise deste estudo são: BRITO e PURIFICAÇÃO (2008), BRITO e GARCIA (2006), LÉVY (2007), NÓVOA (1992) e VALENTE (1999, 2003). Abordamos a forma de utilização do laboratório de informática pelos professores, bem como a necessidade de formação continuada e o que julga importante aprender num curso de formação sobre tecnologias educacionais. O uso do computador nas aulas pode tanto contribuir para o processo ensino-aprendizagem, quanto pode acabar reproduzindo o mesmo método tradicional. A pesquisa apontou que os professores estão abertos as mudanças. Porém, apesar de estarem utilizando o laboratório de informática em suas aulas necessitam de curso de formação continuada. Esta deve proporcionar a reflexão sobre a prática pedagógica para que o computador possa ser utilizado como recurso didático contribuindo para o processo ensino-aprendizagem.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3049_2135.pdf
PROFESSORES E O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
Compreendendo que o uso do laboratório de informática das escolas estaduais requer análise, buscamos estabelecer a relação existente entre implantação das tecnologias na escola, uso do computador como tecnologia educacional e formação dos professores. Neste artigo apresentaremos o resultado de uma pesquisa realizada com dezesseis professores de uma escola Estadual do Paraná da Região Metropolitana de Curitiba. Realizamos um estudo exploratório com base na pesquisa qualitativa. As informações foram coletadas através de um questionário com questões abertas e fechadas. Buscamos esclarecer de que maneira os professores do Colégio em questão utilizam o laboratório de informática e o que esperam de um curso de formação. Para análise dos dados, utilizamos as respostas dadas nas questões fechadas e, principalmente, os relatos dados pelos professores nas questões abertas. Os autores que embasam a análise deste estudo são: BRITO e PURIFICAÇÃO (2008), BRITO e GARCIA (2006), LÉVY (2007), NÓVOA (1992) e VALENTE (1999, 2003). Abordamos a forma de utilização do laboratório de informática pelos professores, bem como a necessidade de formação continuada e o que julga importante aprender num curso de formação sobre tecnologias educacionais. O uso do computador nas aulas pode tanto contribuir para o processo ensino-aprendizagem, quanto pode acabar reproduzindo o mesmo método tradicional. A pesquisa apontou que os professores estão abertos as mudanças. Porém, apesar de estarem utilizando o laboratório de informática em suas aulas necessitam de curso de formação continuada. Esta deve proporcionar a reflexão sobre a prática pedagógica para que o computador possa ser utilizado como recurso didático contribuindo para o processo ensino-aprendizagem.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3049_2135.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário