quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Escola Álvaro Adolfo



Laboratório de Informática 


 
AULAS DIGITAIS FERRAMENTA A SERVIÇO DO APRENDIZADO

Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.

Uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola. Entretanto, a utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação. O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, conformando e fossilizando a escola. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional obsoleto. Por outro lado, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, demanda rever a prática e a formação do professor para esse novo contexto, bem como mudanças no currículo e na própria estrutura da escola.




 
DESCONECTADO II 


O laboratório de Informática do Colégio Álvaro Adolfo da Silveira esta sem atividades regulares desde o mês de setembro. A empresa contratada pelo governo do Estado não estava cumprindo as normas de qualidade e segurança imposta ao serviço deixando de incorporar os recursos necessário para o bom funcionamento do sistema elétrico do prédio, assim, os trabalhos foram paralisados por ordem judicial, incorrendo em serviços prestados com má qualidade.

O CAAS possui uma das maiores redes de informática em colégio público aqui em Santarém, São 40 computadores com acesso a internet somente no laboratório de informática e outros mais na Secretaria, laboratório Multifuncional, Sala de Recursos, Biblioteca, Sala dos Professores, Direção e Vice-direção e ainda o Sistema Modular de Ensino que também esta alocado naquele educandário perfazendo uma rede com um total de 60 PCs em rede cabeada e wi-fi. O CAAS possui um total de 5.285 alunos matriculados em 2010 sendo 3.335 matriculados no SOME - Sistema de Organização Modular de Ensino. Por isso o não funcionamento do Lab. de Inform. em sua totalidade tem causado muitos incômodos para os alunos e professores desse educandário, espera-se que essa situação seja resolvida com urgência.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Docs Quinta Ure

Docs NTE - NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Docs Escola Wilson Fonseca

Docs Escola São Francisco

Docs Escola São Felipe

Docs Escola Rodrigues dos Santos

Docs Escola Rio Tapajós

Docs Escola Richard Hennington

Docs Escola Plácido de Castro

Docs Escola Pedro Álvares Cabral

Docs Escola Onésima de Barros

Docs Escola Olindo do Carmo Neves

Dcos Escola Nossa Senhora de Guadalupe

Docs Escola Nossa Senhora Aparecida

Docs Naes - Nucleo Avancado Educação Supletiva

Docs Escola Moraes Sarmento

Dcos Escola Maria Uchoa Martins

Docs Escola Madre Imaculada

Docs Escola Julia Gonçalves Passarinho

Docs Escola José de Alencar

Docs Escola Jader Fontenelle Barabalho

Docs Escola Frei Othmar


PPP - Projeto Político Pedagógico - Frei Othmar


"2001 assume a Direção o professor José Daniel Farias Torres. Durante sua gestão foi adquirido a sala de vídeo (multimídia) e a biblioteca e foi um incansável reivindicando o laboratório de informática."

PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
- Oficinas de LIBRAS/BRAILLER;
- Metodologias Diversificadas (dinâmicas de apresentação de conteúdo:
debates, oficinas, vídeos, etc.);
- Inclusão das TIC’S (Tecnologia da Informação e Comunicação)

OBJETIVOS, METAS E AÇÕES
1. Garantir atendimento e atenção condignos, pautados nos princípios éticos, em todos os setores da Unidade Escolar. 
Metas - Realizar semestralmente formação continuada para todos os seguimentos da escola.
Ações - Curso de Informática e demais Tecnologias da Informação.

3. Garantir metodologias eficientes e diversificadas que promovam o processo ensino-aprendizagem de acordo com a tendência filosófico-pedagógica da escola, proporcionando a permanência do aluno e seu progresso na vida e nos estudos.
Metas - Promover cursos de formação continuada sobre metodologias ativas para 100% dos professores.
Ações - Oficinas de Libras e Braile; Oficinas de Metodologia e avaliação do aprendizado; Promover projetos interdisciplinares semestralmente; Curso de multimídia; Curso de metodologias específicas; Aquisição de material didático diversificado; Inclusão das; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Regimento Interno Disciplinar

"O regime disciplinar terá a finalidade de aprimorar o ensino, a formação do educando, o bom funcionamento dos trabalhos escolares e o respeito mútuo entre os membros da comunidade escolar, para obtenção dos objetivos previstos neste Regimento." 

PROJETO ESCOLA NA WEB

JUSTIFICATIVA
É sabida cada vez mais a importância que a Internet possui no mundo de hoje. A idéia de “aldeia global” ou de “mundo globalizado” é concreta devido ao avanço em tecnologias na área da aviação e da comunicação, sendo a Internet uma delas. O avião encurtou distâncias e a comunicação rápida possibilitou esta conectividade com o mundo. Qualquer informação em questão de segundos pode ser sabida em qualquer canto do planeta. A descoberta da Internet fez com que o mundo se conectasse e conceitos como virtual, redes, cybers se tornaram cotidianos. A Internet também mais do que meio de informação e de comunicação é uma necessidade. Muitos serviços são oferecidos e aperfeiçoados por ela. Além do mais, a Internet serve como vitrine onde qualquer empresa, produto ou pessoa pode ser exposto para o mundo. Neste sentido, o Escola na Web será uma ferramenta importantíssima para ser um elo de comunicação aproximando a comunidade, pais, alunos, professores e demais membros, da escola. Também visará ser uma ferramenta pedagógica onde os discentes serão envolvidos nos mais variados projetos que o envolvam. Este espaço da escola Frei Othmar na Internet também possibilitará a troca de informações do educandário com outras instituições e pessoas. Será também um meio para professores e alunos divulgarem seus talentos. E acima de tudo, a vitrine da escola para o mundo.

OBJETIVOS
Geral: Proporcionar um meio de comunicação, de ações pedagógicas e de organização entre o educandário e todos àqueles que direta ou indiretamente o usufruem.

Específicos:
  • Ser um meio de comunicação entre a escola e a comunidade escolar e geral;
  • Dinamizar ações pedagógicas através do espaço virtual;
  • Desenvolver um banco de dados de todas as ações da escola, bem como de seus projetos e feitorias;
  • Ser um espaço de divulgação de atividades acadêmicas dos estudantes do educandário;
  • Oferecer aos professores, técnicos pedagógicos e gestores uma importante ferramenta de divulgação de trabalhos como artigos, resenhas, ensaios, monografias e etc;
  • Viabilizar discussões e ações sobre a inclusão digital.

REFERENCIAL TEÓRICO
Como base teórica deste projeto recorre-se a:
Secretaria de Estado de Educação – SEDUC-PA (2008) onde se diz nas diretrizes sobre Tecnologias Educacionais e Educação a Distância
1 Ampliação de ações que envolvam o uso das TIC (Tecnologias de informação e comunicação) aplicadas à educação, pautadas na inclusão digital e no desenvolvimento de novas práticas educativas nos diversos níveis e modalidades de ensino;
(...)
8 Ampliar todas as ações que envolvam o uso das tecnologias na educação em pressupostos teóricos – metodológicos e filosóficos, pautados no Letramento Digital em uma perspectiva sócio-interacionista, norteada nos projetos político pedagógicos;
(...)
10 Garantir nos projetos político pedagógicos das escolas a utilização das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação. Ex. Rádio escola, Jornal escola, home-page, blogs educacionais, Tv Escola etc.). (SEDUC-PA, 2008: 66 e 67)
LIRA (2007), no capítulo 4 de sua obra “O professor sociointeracionista e a inclusão escolar”, defende que
As sociedades se transformam, fazem-se e desfazem-se. As novas tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e até mesmo o pensamento. (...) O reforço para uma prática reflexiva, para a inovação e a cooperação é fundamental ... (LIRA, 2007: 64).
ULBRA (2007) traz uma obra repleta de reflexões, apontamentos e subsídios para a integração das novas tecnologias e a educação.
No contexto educacional, as tecnologias proporcionam novas formas de interagir com os objetos de aprendizagem, por meio de recurso multissensoriais, que podem ser combinados com projetos inovadores. (ULBRA, 2007: 5).

METODOLOGIA
Criação de diveros canais web: site, facebook e youtube, sendo o principal deles o site da escola (www.escolafreiothmar.g12.br).
Em relação ao site:
Criação de um layout colorido, agradável e bonito, adequado ao site de uma escola;
Espaço de divulgação da instituição: histórico, definição, filosofia;
Espaço para divulgação de documentos;
Espaço para divulgação de notícias;
Espaço para publicação de artigos e opinião;
Espaço para divulgação de trabalho de alunos;
Espaço de interatividade: contato, mural de recado, enigma, quis;
Espaço para divulgação de imagens: fotos e vídeos;
Espaço para agenda e recados da direção e da instituição;
Inserção da escola Frei Othmar em comunidades virtuais:  facebook, youtube, etc.
Envolver um grupo de estudantes de diversas turmas e séries, bem como professores coordenadores no projeto.
Sobre a seleção dos estudantes, será lançado semestralmente um edital de procedimentos e regras para tal.

AVALIAÇÃO
O processo avaliativo será dinâmico e constante. Para tal processo vários mecanismos serão usados: a aceitabilidade da comunidade escolar: professores e demais funcionários da escola, alunos e pais; através do mural de recados,  do número de acessos, dos e-mails recebidos,  de enquetes e através de entrevistas e questionários, que serão aplicados de tempos em tempos. O envolvimento dos estudantes do projeto será medido pela responsabilidade, assiduidade e execução das tarefas propostas; além do mais ter boas notas bimestrais (acima de 60 ptos) será critério fundamental para a permanência no projeto.

COORDENADORES: Professor Fernando de Pina Carvalho e Professora Josilene dos Santos Carvalho

REFERÊNCIAS:
ULBRA. Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. Curitiba: Ibpex, 2007.
LIRA, Bruno Carneiro. O Professor sociointeracionista e a inclusão escolar. São Paulo: Paulinas, 2007.
SEDUC-PA. 1ª Conferência Estadual de Educação: Diagnóstico, Diretrizes, objetivos e metas aprovadas. Belém, 2008.
SEDUC-PA. Política de Educação Básica do Pará. Belém, 2008.
 



Docs Escola Goncalves Dias

Docs Escola Frei Ambrósio

Docs Escola Fernando Guilhon

Docs Escola Felisbelo Jaguar Sussuarana

Docs Escola Ezeriel Monico de Matos

Docs Escola Estadual Dom Tiago Ryan

Docs Escola Barão do Tapajós

Docs APAE - Associação Pais Amigos Excepcionais Santarém

Docs Escola Aloísio Lopes Martins

Docs Escola Almirante Soares Dutra

Quinta Ure

NTE - NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Localização:
Av. Curuá-Una S/N - Bairro do Livramento - Santarém Pará 
(93)3524-2053 ntesantarem@gmail.com


Blog NTE:

HISTÓRICO DO NTE/SANTARÉM

Em 1997 através do Programa de Informática na Educação – PROINFO houve capacitação de profissionais em todo o Brasil, os quais deveriam atuar nos NTE’s após a implantação como professores multiplicadores, que tinham a incumbência de qualificar os professores em informática educativa.

A partir de então as Escolas de Educação Básica e Profissional, deveriam efetivamente desenvolver ações de forma interdisciplinar e/ou através de projetos educacionais que viessem integrar o fazer docente as tecnologias de informação e comunicação, objetivando melhorias no processo educativo e realizasse tão esperada inclusão digital e a utilização de softwares educacional como forma de qualificar o processo educacional.

Para viabilização dos objetivos do PROINFO, seis professores foram capacitados em Especialização em Tecnologia Educacional, os quais seriam os multiplicadores na região, pioneiros e responsáveis pela implantação em 1998 do NTE no Município de Santarém, além de terem a missão de promover o processo seletivo de professores que receberiam capacitação no Núcleo e passariam a introduzir as TIC’s na educação no município.

Para atuarem como professores multiplicadores no NTE/Santarém, seis educadores foram capacitados pelo PROINFO em Tecnologia Educacional, entre eles estava a atual Coordenadora do NTE Maria da Conceição Xavier Fonseca e outros cinco docentes que não mais trabalham no NTE: Maria Edilena Lobato, Maria Lúcia Gonçalves Mendes, Micheline da Silva Bastos, Raimunda Cunha de Carvalho e Raimundo Nonato do Vale Sousa, este último já aposentado. Vale ressaltar, que os docentes citados foram os pioneiros em divulgar e fazer acontecer à capacitação para professores que almejavam e ainda almejam utilizar a informática na educação básica.

Após qualificação dos profissionais, houve a inauguração em Santarém – Pará, do Núcleo Tecnológico Educacional criado através da Portaria 526/98 - GS, em março de 1998, na oportunidade foi firmado convênio entre o Ministério da Educação – MEC/PROINFO – Programa de Informática Educativa, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA e Secretaria Municipal de Educação - SEMED, com intuito de fazer acontecer à usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s na educação, um tema já bastante discutido e praticado em instituições escolares nos grandes centros brasileiros.

O NTE é administrativamente subordinado à 5ª Unidade Regional de Educação - URE/SEDUC/PA, por isso todos os professores Multiplicadores são servidores vinculados a Secretaria Estadual de Educação - SEDUC. O NTE vincula-se diretamente ao PROINFO a nível federal e a Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação – CTAE a nível Estadual. Com intuito de manter uma melhor organização criou-se a figura do coordenador, o qual tem função de representar o grupo em ações e/ou eventos que não seja necessária a presença da equipe.

Inicialmente se adotou o sistema de rodízio para exercer o cargo de coordenador do NTE, cada professor multiplicador assumiria a Coordenação do NTE por dois anos. Desta forma, a primeira coordenação do NTE/Santarém ficou a cargo do Professor Raimundo do Vale; a segunda ficou a cargo da professora Raimunda Cunha de Carvalho. A terceira coordenadora foi a professora Micheline Bastos; a quarta foi realizada pela Professora Maria da Conceição Xavier Fonseca e a quinta e última no estilo de rodízio ficou com a Professora Iara Maria Almeida Marinho e atualmente pela segunda vez tem a Professora Especialista Maria da Conceição Xavier Fonseca.

A primeira formação desenvolvida pelo NTE Santarém ocorreu no período de agosto a dezembro de 1998, com carga horária de duzentas horas, tendo como cursistas professores das redes estadual e municipal de ensino, os quais foram divididos em quatro turmas, os quais deveriam assumir a docência nos laboratórios de Informática.

Em relação a infraestrutura o NTE Santarém, ainda hoje tem a mesma estrutura, composta por dois laboratórios, uma sala de servidor, onde ficam os equipamentos de transmissão de rede, uma sala base, onde ocorrem as pesquisas e planejamentos dos multiplicadores e um miniauditório, recentemente reformados.

O NTE/Santarém na época de sua inauguração tinha trinta e dois computadores, com sistema operacional Windows 95. Nesta época não havia conexão de internet. A interne no NTE passou a existir em 2002, por meio de uma parceria entre os Ministérios da Educação e da comunicação GESAC.Em 2005, o NTE recebe mais um módulo de 10 computadores desta vez com sistema operacional Linux.

Em Abril de 2007, o NTE recebe mais um módulo de 10 computadores, equipado com sistema operacional Linux. Assim, foi possível substituir os computadores antigos que funcionavam com o sistema operacional Windows. Atualmente, o NTE conta com vinte e cinco computadores e um multiterminal com cinco estações, operando com o sistema Linux/botoset e Linux/Educacional. Em 2008 capacita quarenta docentes para aturarem nos laboratórios de informática das escolas da Rede Estadual e Municipal de Educação.

De 1998 a 2001, período destinado à elaboração, execução e acompanhamento das ações de seis escolas pioneiras a receberem laboratórios PROINFO, sendo quatro Estaduais: Júlia Gonçalves Passarinho, Terezinha de Jesus Rodrigues, Onésima Pereira de Barros e Aluízio Lopes Martins e duas da rede municipal de ensino: Paulo Rodrigues dos Santos e Ubaldo C. Corrêa.

Em Agosto de 2002, o NTE/Santarém passa a atender cinco municípios do baixo amazonas, entre eles estavam: Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre e Rurópolis. Passando a ser de responsabilidade do NTE/Santarém, no sentido de promover formação continuada e assessoramento pedagógico.

Em junho de 2007 o Ministério da Educação MEC, em parceria com SEDUC, promove a primeira capacitação de multiplicadores dos NTE's para desenvolverem o primeiro módulo do curso Tecnologias na Educação ou TIC’s na Educação. E em julho de 2008 deu início as formações continuadas, atendendo professores da Rede Estadual de Ensino em seis municípios adjacentes. Época esta de muitos desafios e dificuldade para atingirmos as metas do Núcleo, justificada pela falta de profissionais capacitados e lotados do NTE, nesta época contávamos apenas com dois multiplicadores.

Em dezembro de 2007 o PROINFO através do Decreto de Nº 6.300, de 12/12/2007, integra todos os recursos midiáticos por meio de vários programas, dentre os quais estavam: Rádio Escola e TV Escola, com o objetivo de trabalhar as TIC'snas escolas públicas, o mesmo passou a ser denominado de PROINFO INTEGRADO. Em outubro de 2008, a equipe do NTE foi reestruturada com mais quatro multiplicadores, completando seu quadro com seis profissionais. Em dois mil e nove, o sistema de internet muda para NAVEGAPARÁ, melhor por ser banda larga.

Ressaltamos, que ao longo dos períodos, acima mencionados, o NTE além de promover Formação Continuada para educadores da rede estadual e municipal de educação de vários municípios do Oeste do Pará, também promoveu e ainda promove cursos de Informática básica e avançada para comunidade local em geral.

Além disso, cabia aos Multiplicadores do NTE assessorar na implantação dos laboratórios de informática dentro das escolas dos Municípios sob a sua jurisdição, denominados na época de LIED’s. Vale ressaltar, que até os dias de hoje o NTE tem buscado cumprir com suas funções, em especial a de capacitar professores e comunitários em geral, no que tange o acesso as tecnologias, através de: Cursos, Palestras, Oficinas e outras metodologias a fim de sensibilizá-los em relação às tecnologias aplicadas a educação de forma a dinamizar e qualificar o processo educacional.

Atualmente, mais quatro municípios são atendidos pelo Núcleo Tecnológico de Educação de Santarém: Almeirim, Belterra, Aveiro e Mojuí dos Campos, os mesmos recebem atividades de capacitação em serviço de professores e da comunidade em geral.

Percebemos que o NTE tem a função de desenvolver diversas atividades de planejamento, pesquisa e ensino/docência em tecnologia para a educação. Entre elas estão à verificação, aplicação, avaliação e validação de softwares educacionais, que sejam eficientes para dinamizar o fazer pedagógico dos docentes. Além disso, os Multiplicadores buscam participar de equipes de desenvolvimento de materiais voltados a educação tecnológica. Planejam e executam ações voltadas a capacitação de profissionais da educação para utilizarem as TIC’s no seu dia a dia da sala de aula e para comunitários buscando inseri-los no mundo digital e social. O NTE buscar atuar em diversas instituições que empreguem a Informática como suporte e apoio educativo.

Enfim, os profissionais do NTE planejam, participa e executa projetos na área de Educação a Distância ou de atividades educativas com a mediação de Tecnologias de Informação e de comunicação, buscando desenvolver materiais educacionais voltados ao contexto de ensino e de aprendizagem que usem a tecnologia educacional como alternativa para melhorar o ensino e aprendizagem. Por isso, é o NTE que têm a missão de administrar os laboratórios de informática da rede estadual de ensino, bem como capacitar e acompanhar os profissionais neles inseridos.


Escola Wilson Fonseca





Blog Wilson Fonseca
http://wilsonfonseca.blogspot.com.br/p/escola.html